Quarta, 01 de Dezembro de 2021
25°

Pancada de chuva

Canarana - MT

Cidades Golpes Virtuais

Polícia Militar alerta população quanto a golpes virtuais

Dica de segurança, não seja vítima de estelionato virtual

18/10/2021 às 17h55
Por: Portal Noticiário Fonte: Gaucha News
Compartilhe:
Foto: Gaúcha News
Foto: Gaúcha News

Diante do aumento na procura da Policia Militar para orientações quanto à tentativa de golpe em ambiente virtual decidi produzir um material para alertar a população do município para se prevenirem quanto às modalidades mais comuns de golpes registrados no município e das tentativas que temos conhecimento.

Golpe da “Novinha”: Popularmente conhecida por golpe da novinha essa modalidade consiste em que o criminoso usando um perfil falso começa a conversar com homens normalmente de idade, casados ou não, e em dado momento da conversa manda fotos sensuais ou nuas para a vítima, algum tempo depois outro criminoso que faz parte da quadrilha entra em contato com essa vítima se dizendo Delegado de Polícia e que a “menina” que a vítima conversava era menor de idade e pede uma quantia para arquivar o processo pelo suposto crime, este crime é bem arquitetado o criminoso que se passa por delegado apresenta fotos do falso inquérito além de ter foto no perfil bem vestido, de terno e com distintivo policial.

Golpe do “Amor”: Um perfil falso de pessoas bem sucedidas de fora do país como advogado,  médico,  militar das forças armadas norte americana, entre outros, entra em contato com a vítima normalmente mulher de mais idade solteira ou não, a partir de um tempo de conversa ou relacionamento, o criminoso diz mandar presentes para a vítima no Brasil. Outro membro da quadrilha se apresenta como fiscal da Receita Federal e apresenta um boleto para que a encomenda com os presentes chegue até a vítima, os presentes prometidos pelo criminoso na maioria das vezes são caros como eletrônicos, joias etc. A vítima paga o boleto acreditando ser da receita e cai no golpe.

Golpe do Pix: A vítima deste golpe normalmente é comerciante ou autônomo, o criminoso procura o estabelecimento da vítima e realiza o pagamento pelo PIX, mas na verdade o criminoso fez somente o agendamento e diante da impossibilidade do comerciante verificar o saldo na conta acaba sendo lesado, pois o criminoso cancela o agendamento e fica com a mercadoria ou serviço.

Golpe do Parente Sequestrado: Apesar de estar em uso a algum tempo, houve recente atendimento por parte da equipe policial na cidade, o golpe consiste em pescar informações sobre parentes ou familiares e posteriormente ligar falando que está com esse parente sequestrado, e que pede um resgate para não fazer mal a essa vítima, normalmente colocam muita pressão para dificultar o raciocínio da pessoa que está sendo vítima e que ela realize algum pagamento.

Golpe do SMS com agendamento de PIX: A vítima recebe uma mensagem de SMS como se fosse de um banco ou instituição financeira informando de um Pix agendado com um valor em reais com um link para o cancelamento do agendamento, esse link constitui de vírus que pode pegar informações da vítima.

Esperamos que com a difusão das informações acerca dos golpes conseguimos prevenir esse tipo de ação criminosa no nosso município pois a prevenção a esse tipo de crime é a informação.

Policia Militar de Gaúcha do Norte

Matheus Costa Ruggeri 3° Sgt PM

Comandante do NPM

Ele1 - Criar site de notícias