Sábado, 25 de Setembro de 2021
38°

Pancada de chuva

Canarana - MT

Água Boa Fico

Com previsão de gerar 116 mil novos empregos, Fico será lançada na próxima sexta-feira

Investimentos estão sendo feitos na cidade para prepará-la, como conjuntos habitacionais, ampliação do hospital e da unidade do Instituto Federal de Mato Grosso

13/09/2021 às 07h42 Atualizada em 13/09/2021 às 07h53
Por: Portal Noticiário Fonte: Wesley Santiago - Olhar Agro & Negócios
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

As obras da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), que terá 383 quilômetros de trilhos ligando Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT), deverão ser lançadas na próxima sexta-feira (17), na cidade goiana. O anúncio foi feito pelo presidente da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura, senador Wellington Fagundes (PL), durante reunião.

O investimento previsto é de R$ 2,7 bilhões, sendo que 116 mil empregos deverão ser gerados. O projeto da Ferrovia de Integração Centro Oeste é dividido em três trechos.

 O primeiro será de Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT). A construção da Fico será realizada pela Vale, fruto da prorrogação antecipada do contrato da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), em parceria com a Valec. Os R$ 2,7 bilhões, que seriam pagos em outorga à União, serão investidos pela Vale na construção da ferrovia.

 O segundo está em fase de elaboração do projeto básico que corresponde os municípios de Lucas do Rio Verde /MT –Vilhena/RO com 650km de extensão.

 O terceiro está em fase de elaboração de estudos de viabilidade trecho correspondente a Vilhena/RO –Porto Velho/RO com extensão 770km.

 Segundo Fagundes, a ferrovia vai ligar as regiões produtoras do Araguaia, em Mato Grosso, aos principais portos de escoamento do Brasil, como o de Santos (SP) e de Itaqui (MA).

 "Um investimento dessa ordem, gera uma preocupação econômica e social. Vai mudar o perfil da região. Por isso, é preciso preparar a cidade", defende.

 Dr. Mariano (MDB), prefeito de Água Boa, confirmou investimentos que estão sendo feitos na cidade para prepará-la, como conjuntos habitacionais, ampliação do hospital e da unidade do Instituto Federal de Mato Grosso. "Contamos com a parceria do senador em todas essas obras", disse.

 Durante o evento, o senador mostrou a importância da ampliação da rede ferroviária nacional para mudar o perfil dos transportes no Brasil, hoje baseado no transporte rodoviário.

 Participaram do evento em Água Boa prefeitos e vereadores da região e representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Instituto Brasileiro de Logística, Confederação Nacional dos Transportes, Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste, Valec, Universidade Federal de Mato Grosso e do Instituto Federal de Mato Grosso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias