Nesta última sexta-feira (08), a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e a Comissão Famato Mulher foram representadas no 2º Encontro Mulheres do Agro, realizado durante a E-Agro 2024, no Centro de Convenções de Salvador, Bahia. A presidente do Sindicato Rural de Guiratinga e Embaixadora do Agro, Juliana Mesquita, juntamente com a secretária-geral da Comissão, Gabriela Tomain, e a assessora jurídica Marina Hinobu, marcaram presença no evento, que se destacou pela troca de conhecimentos e networking entre lideranças femininas do setor agropecuário.
O evento foi aberto pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Martins, que enalteceu o papel fundamental das mulheres no agronegócio brasileiro e o impacto de sua presença no setor. “As mulheres não estão apenas assumindo o protagonismo na produção agrícola, mas também liderando empresas e instituições em todo o país. No Nordeste, a participação feminina já chega a 60% das empresas do setor agropecuário. Esse número revela um movimento sólido de crescimento e a importância da inclusão de novas perspectivas, que enriquecem o agronegócio brasileiro”, destacou Martins.
Após a cerimônia de abertura, ocorreu o painel “A relevância do sistema sindical para o setor agropecuário”, que explorou o papel das entidades de classe na defesa e no fortalecimento das políticas para o agronegócio. Entre os destaques, a palestrante e mentora do agronegócio Luciana Martins, sócia da Mprado Consultoria e diretora do Grupo Conecta, abordou o tema “O propósito da Mulher no Agro: Transformando Desafios em Oportunidades com Tecnologia e IA”, destacando a importância de inovação e inteligência artificial para enfrentar os desafios atuais e futuros do setor.
O painel “Práticas Sustentáveis no Agro” também teve grande repercussão, com a participação de líderes do setor, como Carminha Missio, produtora rural baiana e vice-presidente da Faeb; Maíra Lelis, produtora rural de São Paulo; e Jordana Girardello, assessora técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), que compartilharam práticas sustentáveis e soluções inovadoras.
Jordana Girardello ressaltou a responsabilidade do Brasil na preservação ambiental e no uso sustentável dos recursos naturais. “O Brasil preserva 66,3% de sua vegetação nativa, um total de 564 milhões de hectares. Nossa agropecuária, que ocupa apenas 7,8% do território, consegue aumentar a produtividade sem abrir novas áreas, o que demonstra nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável”, frisou.
Girardello reforçou ainda a importância da tecnologia para enfrentar as mudanças climáticas e a escassez de recursos. “Somos pioneiros em práticas sustentáveis, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e a recuperação de áreas degradadas. Essa postura garante não apenas o avanço do agronegócio, mas também a segurança alimentar mundial, que será essencial diante do crescimento populacional projetado para 2050”, concluiu.
“A presença feminina no agro vai muito além do campo. Estamos nas decisões, na inovação e na transformação do setor. Nossa participação aqui reforça o compromisso da Famato e da Comissão Famato Mulher em fortalecer e valorizar a atuação feminina no agronegócio. Esse encontro é uma prova do impacto que podemos alcançar quando unimos conhecimento, tecnologia e propósito. As mulheres estão cada vez mais conquistando espaços no agro e trazendo novas perspectivas para o setor”, comentou Juliana Mesquita, presidente do Sindicato Rural de Guiratinga.
“Participar deste evento é uma oportunidade de aprendizado imensurável. Aqui, nós, mulheres do agro, temos a chance de trocar experiências, compartilhar saberes e enriquecer nosso conhecimento sobre práticas que impactam o setor de forma sustentável e inovadora. Esse encontro nos inspira a continuar promovendo a representatividade da família no agronegócio, levando mais capacitação e incentivo para que mulheres de todo o Brasil ocupem seus espaços e contribuam para um setor cada vez mais forte”, apontou Gabriela Tomain, secretária-geral da Comissão.
Para a assessora jurídica, Marina Hinobu, o encontro é uma oportunidade de discutir temas fundamentais para o agro, que considera aspectos essenciais como sustentabilidade e inovação, fatores que moldam o futuro do setor.
A E-Agro – é uma feira de inovação, tecnologia agropecuária e geração de negócios que reúne grandes especialistas do Brasil desde 2019. Pela terceira vez em Salvador, na Bahia, o evento atrai um público variado, criando oportunidades para diversos mercados. Com experiências voltadas ao setor agropecuário, a feira também busca envolver famílias, consumidores e empreendedores interessados em uma das economias que mais cresce no país.
Mín. 21° Máx. 29°