O turismo indígena, a pesca esportiva e o ecoturismo de Mato Grosso foram apresentados na Festuris, feira de negócios turísticos das Américas, realizada em Gramado (RS), de 7 a 10 de novembro. O estande do Governo de Mato Grosso foi palco para o lançamento da Feira Internacional do Turismo (FIT) do Pantanal, prevista para ocorrer de 5 a 8 de junho de 2025, em Cuiabá.
Empresários do setor puderam realizar negócios diretamente com o público e com operadores de turismo. Pela primeira vez na Festuris, a empresária Ciliane Kuester, da agência de turismo Chapada Expeditions, localizada na Chapada dos Guimarães, comercializou um pacote para um casal de Portugal, incluindo uma visita ao Pantanal.
“É muito importante esse incentivo do Governo do Estado para que possamos divulgar os destinos turísticos e as belezas naturais que temos no nosso estado. Vejo uma diversidade de público na Festuris, e a maior procura é pela pesca esportiva. Atendi 90% de argentinos e paraguaios, e o interesse pela pesca esportiva é muito grande. Foi muito produtivo ter vindo para esta feira”, comentou.
No lançamento da FIT Pantanal em Gramado, o vice-presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio Mato Grosso (Cetur-MT), Jaime Okamura, falou sobre o maior evento de turismo da região Centro-Oeste. Ao lado dele, o cacique Roni Pareci, da aldeia Wazare, em Campo Novo do Parecis, destacou que o turismo indígena no Estado tem ganhado cada vez mais espaço e convidou os participantes da feira a visitarem a FIT Pantanal e conhecerem Mato Grosso.
“Conheçam Mato Grosso, conheçam o Pantanal, venham conhecer o etnoturismo, o turismo indígena. Graças a Deus, estamos trabalhando em parceria com o Governo do Estado, o Sebrae e a prefeitura. Sabemos que o turismo se faz em conjunto, em parceria, com todas as engrenagens funcionando ao mesmo tempo”, afirmou.
O estande mato-grossense também contou com o projeto Cozinha Show, com o chef Marcelo Cotrim, e a confecção ao vivo de uma viola de cocho pelo mestre Alcides, entre outras ativações realizadas no espaço.
“A participação de Mato Grosso na Festuris Gramado foi essencial para consolidar nosso Estado como um destino turístico estratégico no cenário sul-americano. Temos paisagens e experiências únicas para oferecer, principalmente para aqueles que buscam o contato direto com a natureza e o turismo de aventura, diferenciais que cada vez mais atraem visitantes em busca de autenticidade e beleza natural”, destaca a assessora especial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Brunna Lays, que atua na Secretaria Adjunta de Turismo.
Neto Cunha, agente de viagens e guia de turismo na América do Sul, visitou o estande de Mato Grosso e comentou a experiência de conhecer o Estado. Morador de Gramado, ele já visitou 17 estados brasileiros e destacou que Mato Grosso foi um dos locais que mais o encantou.
“Recomendo e indico Mato Grosso para todos os turistas e agentes de viagem, porque todos precisam conhecer esse paraíso. Eu tive a experiência de ver uma sucuri enorme; fui com o intuito de ver a onça, mas não consegui no passeio. Tive também a oportunidade de experimentar uma carne diferente, a de jacaré. É um lugar ímpar no Brasil, e é um dos destinos que precisa ser bastante trabalhado e amplamente divulgado nas agências de turismo”, afirmou.
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