Sexta, 17 de Janeiro de 2025
22°

Chuva

Canarana, MT

Agronegócios Soja

Bebida de soja é um forte aliado no tratamento dos pacientes oncológicos

Em Sinop, Rede Feminina de Combate ao Câncer é uma das parceiras do Agrosolidário a receber o suplemento alimentar

06/10/2024 às 22h07
Por: Portal Noticiário Fonte: Assessoria Aprosoja Mato Grosso
Compartilhe:
Foto: Bruno Lopes
Foto: Bruno Lopes

A voz doce que sai em meio ao sorriso lembra um momento difícil da vida, já superado, e nessa batalha, a bebida de soja teve um papel importante. “Graças ao suplemento de soja consegui realizar o meu tratamento dentro do prazo de seis meses”, conta Viviane da Rosa Santos, de 40 anos, que foi diagnosticada com câncer de mama em julho de 2022.

Continua após a publicidade
Anúncio

Monitora de ônibus da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Sinop, Viviane é casada, mãe de três filhos e até já é avó. Há dois anos enfrentou o grande desafio de tratar o câncer. A descoberta veio após perceber um nódulo na mama. Porém, como a semana tinha sido de um trabalho intenso, o primeiro pensamento foi: “deve ser uma íngua, daqui uns dias melhora”. Não foi o que aconteceu. Ao procurar o médico, vieram os pedidos de exames que constataram o diagnóstico oncológico.

Continua após a publicidade
Anúncio

O tratamento começou com a quimioterapia. Eram oito sessões a cada 21 dias. Esse foi um período muito difícil, conta Viviane. Após a sessão, os efeitos colaterais se prolongavam por mais de uma semana, como a falta de apetite e uma intensa exaustão que não a deixava sequer levantar da cama.

Continua após a publicidade
Anúncio

Em uma visita a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop (Refecs), Viviane descobriu a bebida de soja. O suplemento é entregue pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), através do projeto de responsabilidade social da entidade, o Agrosolidário.

“As meninas (da Rede) pediram para que eu fizesse o teste, mas eu tinha medo de não conseguir. Até questionei ‘eu estou muito fraca e esse pozinho é que vai resolver?’, mas elas insistiram e eu contei com o meu esposo para fazer o preparo. Comecei a tomar e fui melhorando”, lembra.

Aos poucos o organismo foi se fortalecendo, Viviane começou a se sentir melhor. Se antes sequer levantava da cama, logo conseguiu se sentar, levantar e até mesmo preparar a bebida de soja.

“O paciente oncológico, de modo geral, fica inapetente (sem apetite) por conta do tratamento e indicamos a bebida de soja como um complemento da alimentação por conta das várias vitaminas e minerais que contém. Então, indicamos como um lanche da manhã ou da tarde. São vários sabores para a pessoa colocar na dieta e temos uma resposta positiva à indicação, há uma grande adesão”, diz Vanessa Maisa Marin, voluntária nutricionista da Refeccs.

Para incrementar o consumo, Viviane busca adaptações com a bebida de soja, utilizando na massa de bolo, cada vez com uma mistura como chocolate ou morango, ou ainda, fazendo geladinho, para driblar o intenso calor mato-grossense. “Hoje esse suplemento faz parte da minha vida”, afirma.

Agrosolidário e a Refecs

A instituição foi criada em 2012 devido a necessidade de um apoio paralelo à quimioterapia identificada por parte da equipe de oncologia que atuava no Hospital Santo Antônio. A voluntária coordenadora de Comunicação, Sandra Domingues, informa que com pouco mais de uma década de trabalho, a Rede atende hoje 280 pacientes do Sistema Universal de Saúde (SUS), entre homens e mulheres adultos.

Para esse público é oferecido atendimento pela equipe multidisciplinar de voluntários da área de assistência social, psicologia, nutricionista, entre outros. Além disso, a rede oferece ainda serviços de transporte de pacientes, distribuição de cestas básicas, suplementação alimentar, doação de fraldas geriátricas, bolsas de colostomia, próteses mamárias, entre outros.

Diante da grandiosidade do trabalho, a construção de parcerias é de extrema importância, destaca Sandra, e desde 2022, a Aprosoja-MT faz parte do quadro de parceiros da Refecs, fazendo a entrega da bebida de soja.

“Essa bebida é importante para que o paciente esteja saudável para receber a quimioterapia que é um processo de tratamento agressivo à saúde; juntando todo o fator social, emocional, econômico não é um processo tão simples. Então, é de grande valia essa ajuda da Aprosoja-MT”, definiu a coordenadora de Comunicação.

O delegado-coordenador da Aprosoja-MT do Núcleo de Sinop, Raul Pruinelli, conheceu de perto o trabalho da Rede, avaliou que o produtor rural é uma peça importantíssima na cadeia econômica brasileira e disse estar feliz em contribuir com a sociedade também dessa forma.

“Me sinto orgulhoso de ser agricultor, fazer parte dessa cadeia e ajudar as pessoas nesses momentos que elas tanto precisam, e vemos que a sociedade está percebendo a importância do agro para o nosso país”, pontua Raul.

Ele1 - Criar site de notícias