Até o final de 2024, o Governo do Estado pretende entregar mais 30 km de pavimento na MT-109, em Querência. A obra está sendo executada pela Prefeitura Municipal em parceria com produtores rurais, através de recursos destinados pelo Governo de Mato Grosso.
Em 2022 foram asfaltados os 10 primeiros km a partir da cidade. Em 2023 foram mais 22,5 km entregues. Com o trecho deste ano, serão 62,5 km com pavimento na MT-109 a partir da cidade de Querência, alcançando a entrada da Fazenda Roncador.
Ao todo, a MT-109 tem 123 km da cidade até o rio Suiá, na divisa de Querência com a região de Espigão do Leste. Com apoio dos produtores rurais, a Prefeitura Municipal deve entregar ainda neste ano ao Governo do Estado, o projeto para asfaltar os 60 km restantes até a divisa. O projeto da ponte sobre o rio Suiá também já está pronto.
O Governo do Estado está investindo mais de 50 milhões de reais nos 62,5 km em obras, cerca de R$ 900 mil por km. Produtores rurais e a Prefeitura Municipal também entraram com contrapartida, principalmente na cedência de máquinas.
Rota alternativa à BR-158
Além de beneficiar uma grande região produtora de grãos, a MT-109 faz parte de um projeto maior, entre Canabrava do Norte e Querência, que pretende criar uma rota alternativa à BR-158, rodovia federal que enfrenta problemas ambientais para ser pavimentada. Entre as duas cidades, são pouco mais de 250 km, sendo que metade já está pronto ou em obras de pavimentação e a outra metade na fase de produção de projetos.
MT-109 na direção sul
Já do lado sul da cidade de Querência, a MT-109 se estende até Canarana por 115 km. Em 70 km desse trecho, a partir de Canarana até a fazenda Rancho Branco, produtores rurais bancaram o projeto do asfalto e já entregaram ao Governo do Estado, que deve atender a demanda. Assim, a BR-158, na região de Canabrava do Norte, estará ligada até a MT-020, em Canarana, diminuindo a distância da região em direção a Cuiabá.
Mín. 25° Máx. 41°