O projeto de artes visuais, Imagem Sensível de Memórias Possíveis, traz para Canarana (MT) nos dias 5, 7 e 9 de agosto a oficina “Criações Poéticas: da Fotografia à Escrita”, voltado para pessoas entre 12 e 18 anos. Em três encontros que ocorrerão na Escola Estadual 31 de Março, das 18h às 20h, os participantes receberão dicas práticas de fotografia e escrita criativa, a partir das quais serão incentivados a produzir obras que irão compor uma exposição na Biblioteca Municipal Castro Alves, em exposição com abertura no dia 17 de agosto. Inscrições gratuitas pelo formulário (https://forms.gle/GcsSKWz6puTc8P9c9) ou WhatsApp (48) 99666-4216.
Coordenado por Erika Artmann no Mato Grosso, o projeto nasceu em Pelotas, no Rio Grande do Sul, durante a pandemia da Covid-19, a partir do artista visual e curador Gabriel Bicho, ambos mediadores das oficinas. A proposta é refletir o campo das artes visuais de maneira prática a partir da pandemia da Covid-19, utilizando recursos como foto, texto, colagem, recortes e memória individual e coletiva. O projeto tem financiamento na Lei Paulo Gustavo em Canarana, com vagas limitadas a 15 pessoas.
“Nós trabalharemos com fotos novas e antigas, além dos textos criados na oficina, para materializar as obras de todos os participantes com cartolinas, foamboard e outros suportes que vamos disponibilizar. Será um momento de intensa produção coletiva, no qual vou mediar junto ao Gabriel e faremos sugestões a partir dos desejos e ambições de cada um com sua obra. Ao final, vamos conversar e alinhar a dinâmica da exposição: a ideia é que todos vivenciem o processo de montagem de uma exposição de arte”, diz Erika Artmann, que é formada em jornalismo e já participou de uma série de oficinas de fotografia com crianças e adolescentes na graduação.
Multiartista, curador e estudante de museologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Gabriel Bicho é nascido em Porto-Velho (RO) e será um dos responsáveis pela mediação da oficina em Canarana. Ao longo da carreira, já expôs de Norte à Sul do País, e suas obras já fazem parte de acervos de museus do Brasil, como na Espanha, no Museu Reina Sofia – que também guarda Guernica, de Pablo Picasso.
“Fotografia, escrita, desenho, colagem, tudo isso pode se encontrar na construção de obras visuais, e a nossa ideia é aproximar a prática e os participantes da oficina, que poderão inclusive ver suas produções exibidas em uma exposição”, afirma Bicho.
Serviço
O que: Oficina “Criações Poéticas: da Fotografias à Escrita”
Quando: 5, 7 e 9 de agosto (oficina), das 18h às 20h
Onde: Escola Estadual 31 de Março
Inscrições: formulário (https://forms.gle/GcsSKWz6puTc8P9c9) ou WhatsApp (48) 99666-4216
Mín. 25° Máx. 41°